A vaga na equipe Sauber está sendo mais desejada do que uma vaga na Mercedes, Red Bull ou até mesmo na Ferrari. Três pilotos estão na disputa: Gabriel Bortoleto, Valtteri Bottas e Franco Colapinto. Fernando Alonso, que gerencia a carreira do brasileiro, fez questão de elogiar e comentar sobre suas chances na categoria e principalmente o que o futuro pode reservar.
Reprodução: Internet
Após uma performance espetacular em Monza, onde venceu a corrida principal partindo da última posição, Gabriel Bortoleto passou a ser visto como o principal candidato à vaga na Sauber. No entanto, a crescente ascensão de Franco Colapinto, que pontuou em suas duas primeiras corridas pela Williams, trouxe um novo obstáculo para o brasileiro. A Williams, inclusive, estaria disposta a negociar a transferência de Colapinto para a Sauber, tornando a disputa pela vaga ainda mais acirrada.
Alonso, por meio de sua empresa A14, continua defendendo os interesses e a carreira de Bortoleto na busca por uma vaga na Fórmula 1. Durante o dia de mídia em Singapura, o bicampeão mundial voltou a falar sobre o jovem piloto e suas chances.
"Dar conselhos nem sempre é fácil, pois cada piloto é único, mas o talento de Gabriel é impressionante. Como já disse em Baku, ele é o único estreante na F3 ou F2 liderando o campeonato. Muitos outros pilotos já tiveram vários dias de testes com carros de F1 ou F2, mas Gabriel é um novato de verdade. Seu talento é extraordinário", disse Alonso.
"O Brasil tem uma herança enorme na F1, com grandes nomes, o que pode adicionar pressão. Mas devemos dar tempo a Gabriel, pois seu momento na F1 chegará. Não podemos apressar esse processo, comprometendo o desenvolvimento do seu talento." Ele também falou sobre a pressão que os pilotos brasileiros enfrentam devido à história do país na F1
Alonso também destacou a importância de Bortoleto ingressar na F1 no momento ideal: "Ele precisa estar completamente preparado, na equipe certa, no ambiente certo. Esse é o maior desafio: equilibrar a pressão e a motivação para entrar no melhor momento possível."
Questionado sobre se esses comentários significavam que Bortoleto estaria fora da disputa pela vaga na Sauber/Audi, Alonso foi direto: "Não, de forma alguma. A equipe terá que tomar grandes decisões, e Gabriel é, sem dúvida, uma opção muito atraente."
Um dos possíveis obstáculos para Bortoleto em sua ida à Sauber é sua atual conexão com a McLaren. Embora Andrea Stella, chefe da equipe, tenha dito que não irá impedir a saída do brasileiro, ele deixou claro que deseja manter uma relação com o piloto pensando no futuro.
Alonso, no entanto, minimizou esse aspecto: "Na F1, não existem problemas que não possam ser resolvidos."
Outro fator que pode dificultar a situação de Bortoleto é sua atual ligação com a McLaren, o que pode impactar as negociações. Apesar de Andrea Stella, chefe da equipe, ter afirmado que não vai impedir a saída do brasileiro para outra equipe, ele ressaltou que pretende manter uma conexão com o piloto visando possíveis colaborações no futuro.