Daniel Ricciardo deixará a Racing Bulls, encerrando sua segunda passagem pela Fórmula 1. Ele será substituído pelo neozelandês Liam Lawson nas últimas seis corridas da temporada. O australiano retornou à Fórmula 1 no ano passado, na Hungria, pela AlphaTauri, e permaneceu como piloto titular ao longo desta temporada até Singapura.
Reprodução: Fórmula Uno
Daniel Ricciardo está encerrando sua segunda passagem pela Fórmula 1 e deixará a Red Bull com efeito imediato. Ele será substituído pelo neozelandês Liam Lawson nas últimas seis corridas da temporada.
Ao longo de 14 temporadas na F1, Ricciardo competiu pela HRT, Toro Rosso, Red Bull, Renault, McLaren e, novamente, pela Red Bull. Seus melhores resultados no campeonato de pilotos foram dois terceiros lugares, em 2014 e 2016.
Após a confirmação de sua saída, Ricciardo foi ao Instagram refletir sobre sua carreira: “Amei este esporte a minha vida inteira. É selvagem e maravilhoso, e tem sido uma jornada. Para as equipes e indivíduos que fizeram parte disso, obrigado. Para os fãs que às vezes amam o esporte mais do que eu, haha, obrigado. Sempre haverá altos e baixos, mas foi divertido, e a verdade é que eu não mudaria nada. Até a próxima aventura.”
Liam Lawson, piloto reserva da Red Bull, será o substituto de Ricciardo, começando no próximo Grande Prêmio dos Estados Unidos em Austin. A equipe espera avaliar Lawson contra seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda, que está vivendo sua melhor temporada na Fórmula 1 e já tem contrato para o próximo ano.
O chefe da equipe, Laurent Mekies, agradeceu a Ricciardo por suas contribuições: “Ele trouxe muita experiência e talento, além de uma atitude fantástica que uniu a equipe. Daniel sempre será lembrado pelo seu espírito dentro e fora da pista, e por seu sorriso. Ele fará falta, mas sempre terá um lugar especial na família Red Bull.”
Mekies também deu as boas-vindas a Lawson: “Ele já conhece bem a equipe e lidou bem com circunstâncias difíceis no passado, então será uma transição natural. É ótimo ver jovens talentos da Red Bull darem o próximo passo.”
Com a saída de Ricciardo, uma vaga para ele na Fórmula 1 parece improvável, encerrando, ao menos por ora, uma carreira marcada por altos e baixos, e muitas lembranças na categoria.
Liam Lawson fez sua estreia na Fórmula 1 no Grande Prêmio de Zandvoort no ano passado, atuando como substituto de emergência para o lesionado Daniel Ricciardo. O jovem de 22 anos impressionou ao longo de cinco corridas, conquistando resultados sólidos, incluindo seus primeiros pontos na categoria com um nono lugar no Grande Prêmio de Singapura.
Reprodução: F1
"Todos aqui na VCARB gostariam de agradecer a Daniel por seu trabalho árduo nas últimas duas temporadas conosco", declarou o chefe da equipe, Laurent Mekies. "Ele trouxe muita experiência e talento para a equipe, além de uma atitude fantástica que ajudou a desenvolver um espírito de equipe coeso."
Mekies elogiou ainda mais o australiano: "Daniel foi um verdadeiro cavalheiro, tanto dentro quanto fora da pista, sempre com aquele sorriso. Sentiremos sua falta, mas ele sempre terá um lugar especial na família Red Bull."
Ele também aproveitou para dar as boas-vindas a Liam Lawson: "Gostaria de dar as boas-vindas a Liam. Ele já conhece bem a equipe, tendo pilotado para nós na temporada passada e lidado bem com situações desafiadoras, o que torna sua transição mais natural."
"É ótimo ver jovens talentos da família Red Bull darem o próximo passo", continuou Mekies. "Estamos ansiosos para nos concentrar no restante da temporada juntos."
Liam Lawson fará sua estreia no Grande Prêmio de Austin, que acontecerá em outubro.