google-site-verification: google02095b091fbef8f1.html GRANDE PRÊMIO DA ITÁLIA: CHARLES LECLERC VINCE A MONZA

GRANDE PRÊMIO DA ITÁLIA: CHARLES LECLERC VINCE A MONZA

Vencer em Mônaco é incrível, afinal, é a corrida onde todos se sentem reis por um dia. Mas triunfar em Monza, diante da maior e mais apaixonada torcida da Fórmula 1, é ainda mais especial, especialmente para um piloto da Scuderia Ferrari. Charles Leclerc deu um verdadeiro show de maestria com os pneus, conquistando assim sua segunda vitória no ano, para delírio dos tifosi.


Foto: Reprodução

As chances pareciam perdidas ontem quando nem Charles Leclerc, nem Carlos Sainz conseguiram a pole position, ficando um pouco mais atrás no grid. Lando Norris conquistou a pole, e parecia que mais um fim de semana estava sendo desenhado para a McLaren, especialmente com Oscar Piastri ao seu lado e George Russell em terceiro. Norris fez uma largada decente, mas a liderança não durou muito. Ao tentar cobrir Piastri logo na largada, Norris conseguiu manter a liderança na Curva 1. Enquanto isso, Russell travou na terceira posição ao tentar evitar a traseira do carro de Piastri, forçando-o a pegar a área de escape e cair na classificação.

Pouco tempo depois, Piastri mostrou sua habilidade na segunda chicane e assumiu a liderança, superando Norris. Leclerc aproveitou a oportunidade para também ultrapassar o piloto da McLaren, relegando Norris para a terceira posição. Mais atrás, Russell — agora em P7 — parecia ter sofrido danos na placa final da asa dianteira.

Em outro ponto da pista, os comissários identificaram um incidente entre Ricciardo e Hulkenberg na largada. Os replays mostraram que os dois fizeram contato após Hulkenberg ser espremido pelo australiano. 

“Ricciardo me empurrou para o cascalho”, relatou o piloto da Haas, antes de ser envolvido em um segundo incidente, desta vez com o outro RB de Tsunoda, após um toque na Curva 1. Em meio a todo esse drama, Hulkenberg foi o primeiro a visitar os boxes na volta 6, trocando para uma nova asa dianteira e pneus duros.

Na volta 14, Piastri havia ampliado sua liderança para mais de três segundos sobre Leclerc. Enquanto isso, Norris tentava perseguir o monegasco e decidiu ir aos boxes na tentativa de um undercut, travando fortemente ao entrar no pit lane. Após trocar para pneus duros, ele voltou à pista em oitavo lugar.

Pouco depois, Leclerc respondeu com sua própria parada e voltou à pista atrás de Norris, ocupando a P7. Na volta 17, foi a vez de Piastri fazer seu pit stop – embora ainda tenha retornado à frente de Norris, a diferença entre eles havia claramente diminuído.

Leclerc expressou sua frustração pelo rádio com o momento de sua parada, tendo perdido a posição para Norris no undercut. Outro piloto que provavelmente estava irritado era Ricciardo, que recebeu uma penalidade de 10 segundos por não cumprir corretamente sua penalidade de tempo anterior.

Quem estava se perguntando sobre o significado daquela mensagem de rádio anterior para Norris logo teve clareza. Ele foi informado: "Você tem permissão para correr com Oscar. Papaya é a regra." Piastri havia retomado a liderança depois que a dupla da Red Bull fez suas paradas para trocar para o composto duro, com Verstappen agora em P6 e Pérez em P8.

Pérez ultrapassou Ocon na volta 25, sendo que o piloto da Alpine era um dos poucos aparentemente comprometidos com uma estratégia de uma única parada. Na Haas, Magnussen se juntou ao seu companheiro de equipe ao ser penalizado em 10 segundos por causar uma colisão. No entanto, isso não pareceu deter o dinamarquês, que conseguiu ultrapassar Bottas, assumindo a P12.

Norris optou por um segundo pit stop na volta 33, saindo em sexto lugar com um novo conjunto de pneus duros. A parada foi lenta para o britânico, e Russell, que também visitou os boxes logo em seguida, retornou à pista em P12.

Foto: Reprodução F1

Norris rapidamente começou a diminuir a diferença para Verstappen na batalha pela P5, levando o holandês a questionar se deveria lutar com a McLaren ou defender. "Correr com ele", foi a resposta. Enquanto isso, Piastri foi questionado sobre a possibilidade de uma parada única, ao que o australiano respondeu: "Eu não acho, a frente esquerda está bem morta."

Com isso, Piastri fez sua parada na liderança na volta 39. Apesar de uma parada um pouco lenta, o jovem de 23 anos retornou à pista à frente da disputa entre Verstappen e Norris. Russell, por sua vez, assumiu a P8 de Pérez na curva 1, apesar de ter sido espremido pelo mexicano.

A corrida começou a esquentar para Norris, que procurava uma forma de ultrapassar Verstappen para garantir a P4, enquanto Leclerc e Sainz, da Ferrari, estavam em P1 e P2, ainda sem ter feito uma segunda parada. Usando o DRS na reta principal, Norris conseguiu passar por Verstappen na primeira curva da volta 41.

Verstappen fez outra visita aos boxes, retornando em P6 com pneus médios. Enquanto isso, na frente, uma situação intrigante se desenrolava, com a Ferrari tentando fazer uma parada única funcionar e seus carros mantendo uma formação de um-dois.

Na frente, Sainz parou na volta 20, saindo da liderança para ocupar a P6 – o que deu as primeiras posições para Verstappen e Pérez, com ambos os carros da Red Bull ainda sem paradas. Enquanto isso, Norris recebeu uma mensagem de rádio mencionando as “regras do mamão” – possivelmente uma indicação de ordem de equipe, já que Piastri estava à frente por apenas um segundo e meio.

Com 10 voltas para o fim, Leclerc liderava a corrida com uma vantagem de 11 segundos sobre Sainz. No entanto, o espanhol tinha Piastri pressionando-o, enquanto Norris estava alguns segundos atrás em P4. Verstappen, com pneus novos, estava avançando rapidamente e reduzindo a diferença para Hamilton em quinto lugar.

Apesar de lutar para proteger seus pneus desgastados, Sainz não conseguiu impedir Piastri de ultrapassá-lo para a P2 na volta 45 de 53. O piloto da Ferrari, que estava comemorando seu 30º aniversário, viu seu ritmo cair e Norris se aproximar para disputar o terceiro lugar. Merecia um pódio, mas infelizmente os pneus foram seu inimigo.

Norris rapidamente fez a ultrapassagem e ficou três segundos atrás de Piastri, que, por sua vez, estava agora a sete segundos de Leclerc.

Enquanto isso, Verstappen estava preocupado com a ameaça de Russell, já que o atual campeão mundial permanecia em P6. "Mesmo sendo uma posição difícil, é importante", comentou Verstappen.

À medida que as voltas avançavam, a tensão aumentava para a equipe Ferrari enquanto Piastri diminuía a vantagem de Leclerc. No entanto, a diferença não estava diminuindo rápido o suficiente para que o piloto da McLaren se aproximasse, permitindo que Leclerc mantivesse a liderança e conquistasse uma vitória impressionante diante dos fãs apaixonados da Scuderia.

Charles Leclerc apenas precisou segurar a posição por mais algumas voltas, e ele fez uma verdadeira mágica com o gerenciamento de pneus em Monza. Leclerc experimentou uma dupla dose de glória, conquistando sua primeira vitória em casa e sua segunda vitória na casa da Ferrari, a equipe de Maranello pela qual ele é profundamente apaixonado, apesar dos altos e baixos que enfrentou ao longo do caminho.

Charles Leclerc cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com Oscar Piastri garantindo a segunda posição e  Lando Norris ficando em terceiro. Apesar do pódio, os dois pilotos da McLaren não estavam nada satisfeitos com a situação. Com essa vitória, o campeonato de construtores ficou em aberto, e a segunda colocação de Verstappen já parece uma realidade distante.

Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP

Uma vitória para ser vista e revista inúmeras vezes. Nem mesmo o tifosi mais apaixonado imaginava viver um final de semana como esse. Após tantos dias e um longo período esperando por uma corrida magnífica, onde sua torcida pudesse comemorar, Leclerc não pensou em outra coisa além de alcançar esse momento. Il Predestinado Vince.

Enzo Ferrari deve ter ajudado lá de cima para que seus fiéis torcedores vencessem junto com Charles Leclerc. Como dizia Sebastian Vettel, "Todo mundo é fã da Ferrari, mesmo que você diga que não, todo mundo é fã da Ferrari."



Como dizia Sebastian Vettel, "Todo mundo é fã da Ferrari, mesmo que você diga que não, todo mundo é fã da Ferrari."