Lando Norris finalmente surpreendeu a todos ao largar bem pela primeira vez e converter sua pole position em vitória no circuito de Singapura, um lugar onde um P2 para a Red Bull já é considerado uma vitória.
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Em todas as corridas esse ano tivemos um safety car, bandeira ou qualquer coisa do tipo em uma corrida. Mas Singapura virou a nova Mônaco e não tivemos nada, apenas Lando Norris dominando com mais de 20 segundos de vantagem e de ponta a ponta.
Mais atrás, Piastri comprometeu sua posição ao tentar atacar Russell na Curva 1, permitindo que Hulkenberg tomasse o quinto lugar. No entanto, o piloto da McLaren reagiu rapidamente na Raffles Boulevard e recuperou a posição na frenagem para a Curva 7.
Alonso terminou em sétimo, com Leclerc, Colapinto e Perez subindo para completar o top 10, enquanto Tsunoda e Sainz caíram para 11º e 12º. Albon caiu para 15º, alegando ter sido "bombardeado" por seu companheiro de equipe novato na Curva 1, o que o forçou a sair da pista.
"Ele precisa aumentar um pouco o ritmo", comentou Russell sobre seu companheiro de equipe Hamilton, algumas voltas depois, enquanto Norris e Verstappen abriam grande vantagem. O líder da corrida já estava fora do alcance do DRS do líder do campeonato, sem correr riscos nas quatro zonas de DRS.
Carlos Sainz foi o próximo a trocar pneus na volta 14, retornando em 18º, apenas um pouco à frente de Albon. A equipe então informou Norris que o undercut parecia certo, cerca de dois segundos mais rápido, ao que ele respondeu com um simples "okay".
Enquanto isso, Perez elogiou Colapinto pelo rádio, descrevendo os esforços do argentino como "muito bons" e observando que ele estava sendo "difícil de ultrapassar" estando em uma Williams. No entanto, a corrida de Albon foi arruinada momentos depois, quando seu carro começou a superaquecer, forçando a Williams a abandoná-lo.
Na volta 18, Norris ampliou sua vantagem para impressionantes 13 segundos, dando-lhe margem confortável antes da rodada de pit stops que se aproximava. A Mercedes então decidiu que era o momento certo para Hamilton trocar seus pneus macios por um conjunto de duros.
"Queremos ir o mais longe possível", foi a instrução para Norris, que estava com 16 segundos de vantagem sobre Verstappen. Russell vinha 12 segundos atrás em terceiro, com Piastri logo atrás em quarto. Hulkenberg, Alonso e Leclerc estavam travados em uma batalha própria entre o quinto e o sétimo lugar.
Com Tsunoda e Gasly já tendo trocado pneus, Piastri era o último piloto ainda na pista com o conjunto inicial. No entanto, tanto ele quanto a McLaren decidiram fazer a troca na volta 39, colocando pneus duros e cedendo o segundo lugar temporário para Verstappen.
Após essas paradas, Norris liderava com mais de 20 segundos de vantagem sobre Verstappen, enquanto Russell, em terceiro, estava outros 15 segundos atrás. Hamilton seguia próximo ao companheiro de equipe em quarto, mas logo foi ultrapassado por Piastri.
Tanto a Red Bull quanto a Ferrari trocaram as posições de seus pilotos, Leclerc indo para a sétima posição e Tsunoda para 12º. "Se você mantiver esse ritmo, devemos alcançar Hamilton no final", foi o recado dado a Leclerc, que começava a marcar tempos rápidos com setores verdes e roxos.
Enquanto isso, Piastri continuava sua ofensiva, aproximando-se rapidamente de Russell e ultrapassando-o por fora na Curva 7.
Colapinto, Perez e Tsunoda lutavam para acompanhar o grupo da frente, seguidos por um frustrado Hamilton, que reclamou que sua parada ocorreu "muito cedo" e previu dificuldades em levar os pneus duros até o fim da corrida.
Apesar de sua enorme liderança, Norris passou por um susto na volta 45 ao raspar no muro na curva 10, mas aparentemente saiu sem danos. Problemas ocorreram em outras partes da pista, com Russell comparando seu cockpit a uma "sauna" e Perez relatando que seu carro estava "saltando como um canguru".
Leclerc manteve seu ritmo e logo se aproximou de Hamilton, completando a ultrapassagem para o quinto lugar na volta 51 com pouca resistência. No entanto, assim como Piastri, que não conseguiu avançar sobre Verstappen, ele encontrou dificuldades para alcançar Russell.
Enquanto Leclerc pressionava, Magnussen bateu no muro no primeiro setor, forçando-o a ir da pista até conseguir parar e trocar por pneus macios. Isso complicou os planos de Norris, que buscava o ponto da volta mais rápida.
Com Magnussen estabelecendo rapidamente um novo tempo, Norris acelerou novamente para tentar recuperar o recorde, mas seu engenheiro pediu que ele "relaxasse". No fim das contas, a volta mais rápida acabou sendo de Ricciardo, que conseguiu isso após sua própria parada tardia.
Lando Norris controlou habilmente as últimas voltas para garantir a vitória, somando triunfos em Miami e na Holanda nesta temporada. Ele terminou bem à frente de Max Verstappen, que ficou em segundo, e de seu companheiro de equipe Piastri, que finalizou em terceiro.
E quanto ao ponto da volta mais rápida? Possivelmente, foi o último ato de Daniel Ricciardo na Fórmula 1, que rendeu um agradecimento especial de Max Verstappen pelo rádio. Ricciardo terminou em último, mas conseguiu o ponto da volta mais rápida, ajudando Verstappen e evitando que Norris conseguisse o Grand Chelem em Singapura.
Ponto negativo: Lewis Hamilton certamente terá pesadelos com Singapura este ano. Sua corrida foi completamente ofuscada pelas escolhas e estratégias adotadas ao longo do percurso. Um piloto que começou em terceiro terminou em sexto após a decisão de largar com pneus macios, uma estratégia totalmente errada para a ocasião. Hamilton parece estar com a paciência à flor da pele, e isso ficou evidente em suas comunicações pelo rádio.
A Fórmula 1 agora fará uma pausa e retorna apenas no dia 18 de outubro para o Grande Prêmio de Austin. Assim, ficamos na expectativa de decisões importantes: o futuro de Daniel Ricciardo, o futuro de Liam Lawson e quem será o dono do assento da Sauber Audi para 2025.