google-site-verification: google02095b091fbef8f1.html GRANDE PRÊMIO DO AZERBAIJÃO: 'PIASTRI RULES' VENCE EM BAKU DRAMA NO FIM MOVIMENTA CORRIDA

GRANDE PRÊMIO DO AZERBAIJÃO: 'PIASTRI RULES' VENCE EM BAKU DRAMA NO FIM MOVIMENTA CORRIDA

Baku é famosa por seus momentos icônicos: os acidentes dramáticos, a desafiadora curva do castelo, o "botão mágico" do W11 de Lewis Hamilton e o inesquecível "I am stupid" de Charles Leclerc. A partir de 2024, porém, será lembrada por algo novo: a vitória brilhante de um piloto que, após uma semana inteira de entrevistas dizendo que ajudaria seu companheiro na luta pelo título, surpreendeu a todos ao conquistar o topo do pódio.
            
Reprodução: Fórmula 1 site

A Fórmula 1 em baku rendeu três sessões de treinos repletas de incidentes e drama, a qualificação trouxe mais surpresas. Lando Norris pegou todos de surpresa quando caiu no Q1, perdendo a chance de disputar a pole, que acabou ficando nas mãos de Charles Leclerc, que estendeu sua impressionante sequência em Baku mais um ano. 

Algumas penalidades ajudaram bastante Lando Norris, que de 17º para 15º no grid. Gasly, 13º colocado, foi desclassificado por violação do fluxo de combustível, enquanto Hamilton, que havia se classificado em sétimo, foi penalizado por trocar elementos da unidade de potência.

Assim que as luzes se apagaram, Leclerc, dono da pole, teve uma largada limpa e manteve a liderança sobre Piastri na Curva 1. As duas Red Bulls estavam em busca de pontos e posições, Pérez ultrapassou Sainz, e Verstappen passou por Russell na freada para a segunda curva.

Mais atrás, Alonso, Colapinto, Albon e Bearman se mantiveram no final do top 10, enquanto Norris rapidamente começou a ganhar cada vez mais espaço no grid, subindo para 12º no final da primeira volta, após ultrapassar vários adversários e se beneficiar de um furo no pneu de Stroll e uma falha de Tsunoda. 

Norris ganhou mais uma posição no início da volta 3, ultrapassando Tsunoda na Curva 2 para assumir o 11º lugar. Logo depois, Tsunoda perdeu mais posições para Hulkenberg, seu companheiro de equipe Ricciardo, além de Gasly e Hamilton, dizendo que o piloto japonês enfrentava algum problema.

O replay da largada mostrou Stroll tentando uma ultrapassagem sobre Tsunoda na Curva 4, tocando a traseira direita do carro da AlphaTauri e causando um furo. "Ele fechou a porta na minha cara", relatou Stroll pelo rádio enquanto retornava mancando aos boxes.

Leclerc também não teve vida fácil, apesar de um ótimo bom começo. Piastri conseguiu se manter dentro da margem de um segundo, ativando o DRS e aplicando pressão na longa reta principal. Norris, por sua vez, foi questionado sobre o estado dos pneus enquanto se aproximava de Bearman, 10º colocado. "Sim, eles estão bons no momento".

Na volta 8, Norris finalmente entrou na zona de pontuação com uma ultrapassagem limpa sobre Bearman na frenagem da Curva 1. Bearman, que momentos antes havia chegado perigosamente perto das barreiras na Curva 15, logo foi pressionado por seu companheiro de equipe, Hulkenberg.

Colapinto foi o primeiro entre os 10 primeiros a parar, trocando os pneus médios pelos duros, o que forçou Alonso a responder na volta seguinte para se defender de um possível undercut.

Enquanto, Russell e Verstappen, precisaram lidar com problemas de equilíbrio e desgaste dos pneus, fizeram suas paradas na volta 13, com Pérez parando logo em seguida. No entanto, Leclerc, Piastri, Sainz, Albon e Norris permaneceram na pista, sendo que Albon e Norris ainda usavam os pneus duros com os quais começaram a corrida.

Com os pneus novos, Pérez rapidamente registrou tempos mais rápidos e se aproximou de Norris, que ainda não havia feito sua parada. A McLaren então perguntou a Norris se ele poderia segurar o piloto da Red Bull no setor intermediário, uma manobra estratégica que ajudaria seu companheiro de equipe, Piastri, a voltar à pista à frente de Pérez após sua própria parada.

A vantagem de Leclerc diminuiu significativamente após as paradas, com Piastri entrando na zona de DRS na reta de largada/chegada. No início da volta 20, Piastri fez uma manobra brilhante, mergulhando por dentro da Ferrari na Curva 1, enquanto Pérez observava de perto, pronto para atacar.

"Eles estão acelerando como loucos ou têm mais aderência do que nós", comentou Leclerc pelo rádio, agora preso entre os carros da McLaren e da Red Bull. Enquanto isso, Norris relatou que estava "com um pouco de dificuldade" à medida que ele e Albon se aproximavam da metade da corrida, ainda com seus pneus duros iniciais.

As câmeras de TV então mudaram de uma disputa entre McLaren e Ferrari para outra, capturando Sainz ultrapassando Norris pela quinta posição na Curva 1, na volta 23. Logo em seguida, o espanhol direcionou sua atenção para Albon, quarto colocado, e repetiu a manobra sobre a Williams na volta seguinte.

Reprodução: Fórmula 1 site

Enquanto isso, Norris conseguia manter Verstappen à distância, com o holandês reclamando pelo rádio que "meus freios não estão funcionando" após uma dificuldade na frenagem da Curva 15. Mais atrás, Russell defendia a oitava posição, resistindo à pressão constante de Alonso e Colapinto.

Ao chegarem na volta 29 na reta principal, Leclerc reduziu a distância para Piastri e tentou uma ultrapassagem na aproximação da Curva 1. No entanto, o piloto da McLaren se defendeu com firmeza, mantendo sua posição e frustrando a tentativa de Leclerc de recuperar a liderança.

A tentativa de Leclerc de ultrapassar Piastri não deu certo quando, na volta 48, ele disse pelo rádio que estava sem "pneus traseiros", permitindo que o australiano abrisse alguns segundos de vantagem. Enquanto isso, Leclerc começou a ser pressionado por Pérez e seu companheiro de equipe Sainz que nem imaginavam o que iria vir.

Lance Stroll foi forçado a parar e abandonar seu Aston Martin devido a problemas técnicos. Nesse momento, Norris aproveitou para ultrapassar seu rival no campeonato de pilotos, Verstappen, na Curva 1, já que o holandês havia feito uma segunda parada para colocar pneus macios. 

O caos se instaurou com muito gosto quando Leclerc, Pérez e Sainz começaram a disputar ferozmente por posições. Foi o clímax da corrida, um momento que ninguém poderia ter previsto. O caos na pista trouxe uma virada inesperada e emocionante, deixando todos à espera do desfecho que estava prestes a se desenrolar.

Pérez tentou ultrapassar Leclerc por fora na Curva 1, mas foi forçado a abrir na saída e logo se viu defendendo de Sainz na Curva 2. Em seguida, os dois pilotos ficaram lado a lado em uma corrida tensa para ver quem chegaria primeiro à Curva 3.

No entanto, nenhum dos dois conseguiu. Os caminhos de Sainz e Pérez se encontraram, e ambos os carros colidiram violentamente contra o muro de concreto, espalhando detritos pela pista. O incidente forçou o Controle de Corrida a encerrar a prova sob um Safety Car Virtual.




Pérez estava completamente descontente após o acidente, e começou a questionar se seu rival era "louco", enquanto Sainz expressou confusão em sua mensagem de rádio. Ambos os pilotos foram chamados pelos comissários após a corrida, com uma investigação completa confirmada pelo painel.

No início do final de semana de entrevistas, foi divulgado que a prioridade da equipe seria Lando Norris na busca pelo campeonato mundial. No entanto, Norris não avançou além do Q1, terminando em 17º lugar. Por outro lado, Oscar Piastri se classificou em segundo e conseguiu administrar bem a corrida, conquistando sua segunda vitória da temporada de 2024.

Embora a prioridade fosse de Lando Norris, Piastri mostrou habilidade e superou as expectativas. A Fórmula 1 é um esporte imprevisível: pode começar com todos os pilotos em igualdade de condições, mas nunca se sabe quando as peças do tabuleiro vão mudar e quem pode se destacar inesperadamente.

Reprodução: Instagram F1

O pódio foi completado por Charles Leclerc e George Russell, que estava no lugar certo e na hora certa para aproveitar a situação e garantir sua posição de destaque.

Reprodução: Instagram F1

Destaque muito positivo e merecido para Oliver Bearman, que marcou pontos em duas equipes diferentes neste ano. No início da temporada, substituiu Carlos Sainz na Scuderia Ferrari, e hoje substituiu Kevin Magnussen, mostrando sua versatilidade e talento. Além disso, é importante ressaltar a performance do argentino Franco Colapinto, que terminou em 8º lugar e garantiu uma posição na zona de pontuação. Ambos os pilotos demonstraram habilidade e consistência, contribuindo significativamente para suas equipes.

A decisão da FIA com relação ao lance de Sergio Perez e Carlos Sainz foi tomada e o documento diz: 

"A decisão dos comissários, após analisar a colisão entre Carlos Sainz e Sergio Perez no Grande Prêmio do Azerbaijão de 2024, concluiu que não haveria nenhuma ação adicional. Após ouvir os pilotos e representantes das equipes e revisar os dados e vídeos do incidente, foi determinado que o toque entre os dois carros, ocorrido logo após a Curva 2 na volta 50, foi resultado de um incidente de corrida sem culpa predominante de nenhum dos pilotos.

Sainz havia ultrapassado Perez após a Curva 1 e estava à frente na Curva 2. No entanto, ao sair da curva, sua trajetória foi comprometida, o que permitiu que Perez tentasse um movimento por dentro. Ambos os pilotos mantiveram uma direção neutra durante o incidente, e a análise das linhas de corrida mostrou que Sainz estava em sua linha habitual, enquanto Perez também seguiu uma trajetória normal.

Os comissários concluíram que Sainz, embora estivesse à frente e com o direito à linha de corrida, moveu-se ligeiramente em direção a Perez, que estava em uma posição de visibilidade melhor, mas poderia ter feito mais para evitar o contato. Como ambos os pilotos não demonstraram comportamento irregular e o incidente foi considerado uma consequência normal de uma disputa acirrada na pista, não haverá penalizações. 

As partes envolvidas têm o direito de apelar da decisão, conforme os regulamentos da FIA."

A próxima corrida será no Grande Prêmio de Singapura entre os dias 20, 21 e 22 de Setembro. A última corrida antes de uma nova pausa da Fórmula 1.
__________________________________________________________________________