google-site-verification: google02095b091fbef8f1.html HAMILTON, VERSTAPPEN E NORRIS CRITICAM POSIÇÃO DA FIA POR IMPEDIR XINGAMENTOS NO RÁDIO

HAMILTON, VERSTAPPEN E NORRIS CRITICAM POSIÇÃO DA FIA POR IMPEDIR XINGAMENTOS NO RÁDIO

Nesta quinta-feira, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, expressou preocupação com o excesso de palavrões usados pelos pilotos durante as transmissões das corridas de Fórmula 1. Ben Sulayem destacou que é necessário promover mudanças no comportamento dos atletas, afirmando que é importante "diferenciar o automobilismo da música rap".

Pilotos como Lewis Hamilton, Max Verstappen e Lando Norris demonstraram descontentamento com a maneira como a situação foi abordada. A reação negativa reflete a visão de que os pilotos, sob pressão intensa, muitas vezes falam de forma espontânea, e tentar controlar isso pode ser desafiador e até mesmo desnecessário.



Reprodução: FIA

Ben Sulayem expressou sua indignação em relação ao comportamento recente dos pilotos da Fórmula 1. Durante uma entrevista ao Motorsport, o presidente da FIA comparou o automobilismo ao rap, destacando a diferença entre as duas esferas, principalmente no que diz respeito ao uso de palavrões.

"Quero dizer, precisamos diferenciar nosso esporte, o automobilismo, da música rap. Nós não somos rappers, certo? Eles usam a palavra com 'F' (palavrão em inglês) várias vezes por minuto. Não estamos nesse campo. Eu sei. Eu era um piloto. No calor do momento, quando você acha que está chateado porque outro motorista veio até você e te empurrou. Temos que ter cuidado com nossa conduta. Precisamos ser pessoas responsáveis."

Ben Sulayem revelou que a FIA já fez uma solicitação ao Formula One Group (FOM), responsável pela gestão da Fórmula 1, para que a linguagem inapropriada seja reduzida nas transmissões da categoria.

"Agora, com a tecnologia, tudo está sendo transmitido ao vivo e gravado. No final do dia, precisamos estudar como podemos minimizar o que está sendo dito publicamente. Imagine que você está assistindo à corrida com seus filhos, e então alguém começa a usar linguagem imprópria. O que seus filhos ou netos pensariam? O que você ensinaria a eles se esse fosse seu esporte?", comentou Ben Sulayem, destacando a preocupação com o impacto das transmissões para as famílias.

Max Verstappen disse: “Acho que todo mundo vai xingar de alguma forma. Se não aqui, talvez, em outro lugar. Todo mundo xinga algumas pessoas, sendo umas mais do que outras. Depende da língua que você fala. O abuso, claro, é outro ponto. Tem muita coisa sendo transmitida nos dias de hoje, sendo que em outros esportes não tem um microfone preso em você”, destacou Verstappen.

Reprodução: Site

“Acho que muitas pessoas dizem coisas ruins quando estão cheios de adrenalina em outros esportes, mas isso não é capturado. Estamos aqui, provavelmente, também para fins de entretenimento. As coisas são exibidas e é por isso que o público pode pegar e discutir nas redes sociais. Você verá todos os tipos de problemas”, prosseguiu.

“Então, acho que é hora de não transmitir mais isso. Se não exibir, ninguém vai saber, apenas a equipe. Se tornaria algo para lidar internamente. É provavelmente um pouco o mundo que vivemos no esporte. Mas, no geral, parece que as pessoas são um pouco mais sensíveis a esse tipo de coisa. É assim que funciona”, completou.

O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, foi questionado sobre sua opinião a respeito do apelo de Ben Sulayem para reduzir a quantidade de palavrões nos rádios das equipes na Fórmula 1. "Não gostei da forma como ele se expressou. Dizer que eram os rappers foi muito estereotipado e, se você pensar que a maioria dos rappers é negra, isso realmente aponta para: 'Não somos como eles'. Portanto, acho que essa foi a escolha errada de palavras, e há um elemento racial aí", disse Hamilton.

Reprodução: Site

No entanto, o sete vezes campeão mundial concordou com o cerne da questão. Ele diz que há um pouco de palavrões demais. "Também é bom ter alguma emoção, é muito, muito difícil e não somos robôs. Para mim, a maneira como eu controlo isso é que tenho mais de 2.000 pessoas que estão trabalhando para que eu faça isso, tenha essa posição e esteja onde estou, com muitos seguidores de todas as idades. Mas não se trata de mim, embora eu tenha essa experiência no caminho. O que eu faço e o que eu digo afeta todas essas pessoas que sacrificam o tempo com suas famílias. Elas estão dando tudo de si para que eu tenha essa posição privilegiada e essa oportunidade", acrescentou Hamilton.

"Quando eu tinha 22 anos, não pensava muito nisso e era mais uma questão de suas emoções estarem à flor da pele e você dizer o que vem à mente, sem esquecer quantas pessoas e crianças estão ouvindo. Concordo no sentido de que você ouve alguns dos pilotos mais jovens e eles ainda não entenderam, mas em algum momento provavelmente entenderão. Tenho certeza de que se você disser que há penalidades para isso, as pessoas vão parar. Não sei se isso é necessário, mas definitivamente acho que há um pouco de excesso [de palavrões]", concluiu Hamilton.

Reprodução: Site

Por fim, Lando Norris, disse: "São apenas os caras no calor do momento, sob estresse, sob pressão, lutando, tendo grandes acidentes — disse. — É muito mais fácil para eles dizerem do que para nós fazermos, porque estamos na pista, colocando nossos corações em risco ao tentar correr com as pessoas e estamos dando tudo de nós. Nossos batimentos cardíacos estão muito altos. Estamos apenas colocando nossa paixão e nosso amor nisso. É claro que haverá alguns palavrões do outro lado."
__________________________________________________________________________