Uau, finalmente chegou a semana mais esperada pelos fãs de Fórmula 1: ela é nossa! O Brasil respira automobilismo, Fórmula 1 e, claro, Ayrton Senna. Todos os anos, encontramos maneiras de homenagear aquele que marcou nossas vidas e nossa história, Ayrton Senna da Silva.
Reprodução: Internet
Este ano marca os 30 anos sem Ayrton Senna, e é claro que esse momento não passaria em branco. Desde maio, diversas surpresas foram preparadas em homenagem ao "Rei da Chuva". A Netflix anunciou sua série sobre o ídolo, que estreia no dia 29 de novembro, com seis episódios, trazendo Gabriel Leone no papel do lendário piloto de Fórmula 1.
Reprodução: Intenet / Netflix
A trajetória de Ayrton Senna agora é celebrada nos trilhos de São Paulo: a CPTM transformou seus vagões em uma verdadeira galeria de arte. No último sábado, os trens começaram a circular pela linha 13-Jade, partindo da estação Aeroporto-Guarulhos. Com essa iniciativa, a CPTM busca reforçar ainda mais a presença do ídolo brasileiro na memória de todos.
Reprodução: CPTM
A composição de 170 metros foi transformada em uma obra de arte por oito renomados artistas brasileiros, cada um responsável por explorar um capítulo da história de Ayrton Senna, desde os primeiros passos no kart até o auge na Fórmula 1.
- Apolo Torres — retratou o início da carreira de Senna, ainda no kart.
- Bruno Mota — ilustrou as primeiras conquistas do piloto.
- Snek — mostrou a chegada de Senna à Fórmula 1.
- Filite — destacou a primeira vitória do piloto na F1, no GP de Portugal, em 1985.
- Carlo Esquivel (Acme) — celebrou o tricampeonato mundial de Ayrton.
- Xandinho — representou Senna como um piloto consolidado, sob os holofotes globais.
- Tito Ferrara — homenageou as vitórias icônicas, incluindo Mônaco e a lendária vitória em Interlagos, em 1991.
- Jamaira Pacheco — registrou o legado imortal de Ayrton Senna.
No Parque Ibirapuera, o público poderá experimentar uma peça única de tecnologia de condução óssea, um capacete especial criado por Guaraná Antarctica e Senna Brands para reviver a essência de Ayrton Senna. Sem o uso de fones ou Inteligência Artificial, os fãs poderão ouvir a verdadeira voz do piloto: ao encostar a testa no capacete, o som viajará pelos ossos do crânio, permitindo que frases icônicas e inspiradoras de Senna ressoem diretamente, oferecendo uma experiência envolvente e pessoal. Paralelamente, o filme já está em exibição na TV e nas redes sociais.
Reprodução: Internet
Para o GP de São Paulo, o pole position será celebrado com um troféu e um boné especiais em homenagem a Ayrton Senna. Esses itens foram desenhados para capturar o legado do piloto e transmitir seu espírito de determinação e excelência, proporcionando aos fãs uma conexão ainda mais forte com a história do ícone brasileiro.
O troféu e o boné entregues ao pole position vão homenagear os 30 anos do legado de Ayrton Senna, em uma iniciativa especial da Pirelli. O pneu terá detalhes inspirados no icônico capacete de Senna, com as cores amarela, azul e verde, evocando a identidade visual que marcou sua carreira.
O boné do pole, que já teve cinco edições exclusivas ao longo do ano, também ganha um design especial para esta corrida. Com o amarelo como cor predominante, ele traz a bandeira do Brasil ao lado da inscrição “São Paulo” e do número 1, além de bordados da Pirelli e da marca Senna em verde na frente e atrás, respectivamente.
E, claro, para quem for a Interlagos, aproveitem e vivam cada momento! Se estiverem no setor A, não se esqueçam de visitar o busto de Senna que está ali. Divirtam-se, e sintam-se à vontade para pedir licença para entrar na "casa do chefe"!