google-site-verification: google02095b091fbef8f1.html GRANDE PRÊMIO DA HOLANDA: LANDO NORRIS ENCERRA SEQUÊNCIA DE VITÓRIAS DE MAX VERSTAPPEN EM ZANDVOORT

GRANDE PRÊMIO DA HOLANDA: LANDO NORRIS ENCERRA SEQUÊNCIA DE VITÓRIAS DE MAX VERSTAPPEN EM ZANDVOORT

 Lando Norris, da McLaren, garantiu uma vitória notável no Grande Prêmio da Holanda em Zandvoort, ao ultrapassar Max Verstappen, que havia tomado a liderança na largada. Com essa conquista, Norris impediu que o piloto da Red Bull alcançasse seu quarto triunfo consecutivo em casa e quebrasse o recorde de Jim Clark. 

Foto: Reprodução

Após a classificação no sábado, três penalidades no grid foram confirmadas: Albon foi penalizado e caiu para o final do grid devido a uma irregularidade no assoalho de sua Williams atualizada; Hamilton foi deslocado da P12 para a P14 por ter atrapalhado Perez; e Magnussen caiu da P13 para o pit lane devido a ajustes na unidade de potência.

A maioria dos pilotos optou por começar com os pneus médios amarelos, enquanto Tsunoda, Hamilton e Bottas escolheram os pneus macios vermelhos, e Magnussen optou pelos duros brancos.

Verstappen, o ídolo local, fez uma largada rápida e ultrapassou Norris em uma das largadas mais ágeis da temporada para a curva 1, enquanto Russell passou Piastri para assumir a P3. Norris havia dito no dia anterior que estava treinando largada já que essa é uma das maiores dificuldades que ele tem.

Leclerc pulou para a quinta posição, atrás de Perez, Gasly e Alonso, com Sainz e Stroll ocupando as últimas posições do grid, e Hamilton avançou para a P12 com uma ótima ultrapassagem sobre Tsunoda. 

Visando sua quarta vitória consecutiva em casa, Max Verstappen rapidamente se distanciou de Lando Norris nas primeiras voltas, estabelecendo uma vantagem crucial de mais de um segundo para garantir que estivesse fora do alcance quando a direção autorizasse o DRS.

Enquanto Verstappen controlava a liderança e recebia apenas a orientação de "tomar cuidado com o deslizamento traseiro esquerdo", o final do grid testemunhou um momento de drama quando Magnussen, que estava no pit lane, travou na curva 1 e acabou se aventurando pelo cascalho, o que complicou ainda mais sua corrida.

Os replays mostraram uma manobra de Sainz, que ultrapassou o compatriota Alonso por fora na primeira curva da volta 8, levando o piloto da Ferrari à oitava posição. Sainz estava se recuperando de problemas na caixa de câmbio na sexta-feira e uma eliminação no Q2 no sábado.

Mais atrás e uma volta depois, Hamilton fez uma ultrapassagem limpa sobre Hulkenberg na linha interna para avançar para o 11º lugar, ficando próximo das posições que garantem pontos. Apesar disso, Hamilton comentou pelo rádio que estava "muito lento na reta".

A manobra de Sainz continuou na volta 11, com sua Ferrari se aproximando da Alpine de Gasly na reta de largada. A dupla seguiu lado a lado nas curvas seguintes, e Sainz conseguiu ultrapassar Gasly.

Enquanto a disputa pela liderança se desenrolava, houve um diálogo inusitado entre o pit wall da McLaren e Lando Norris. O engenheiro perguntou a Norris: "Com quem você acha que estamos correndo? Só com Max?" Norris respondeu de forma seca: "Acho que estamos correndo com todos, especialmente com o carro da frente".

À medida que a corrida avançava, Norris acelerou o ritmo e se aproximou do alcance do DRS de Verstappen. Seu engenheiro comentou a situação: "Provavelmente o Plano A. O Plano B pode ser uma maneira de vencer Max". Norris expressou sua preferência pelo "Plano A".

Na volta 13, Albon foi o primeiro a parar nos boxes, trocando seus pneus médios por duros novos, o que levou Hulkenberg e Tsunoda a fazerem suas paradas uma volta depois. Hamilton também avançou para a zona de pontos ao ultrapassar Stroll na Curva 1, assumindo a 10ª posição.

Verstappen relatou pelo rádio: “O carro não quer virar”, enquanto Norris começou a diminuir a sua vantagem do líder para meio segundo na volta 16. Duas voltas depois, Norris assumiu a liderança com uma ultrapassagem assistida pelo DRS na reta de chegada.

Foto: Twitter F1

Novamente ligando o rádio, o engenheiro da McLaren informou a Norris: “Achamos que o Plano A está funcionando”. “Ele [Verstappen] pode tentar o undercut, mas isso é parte do jogo.”

Norris aumentou o seu ritmo e logo se distanciou de Verstappen, criando uma vantagem de 04 segundos na volta 24. “Não consigo ir mais rápido”, disse Verstappen pelo rádio, enquanto a corrida começava a formar um outro caminho para ele. “O carro não responde aos meus comandos.”

Na volta 25, Hamilton fez sua parada, trocando pneus macios por duros, e Leclerc também optou pelos pneus duros. Logo na sequência, Russell seguiu com o mesmo composto para evitar o undercut, mas Norris, Verstappen e Piastri ainda não haviam feito suas paradas.

Verstappen foi o primeiro dos líderes a parar na volta 27, trocou os pneus médios por duros. Norris respondeu na volta seguinte e manteve a liderança, com Piastri assumindo uma liderança temporária sobre Sainz, enquanto Perez também fez sua troca de pneus.

Após sua parada, Hamilton fez uma recuperação excelente, ultrapassando rapidamente Ocon, Hulkenberg e Magnussen, retornando para a zona de pontos quando Stroll fez sua parada para trocar para pneus duros. 

Na volta 33, Piastri finalmente entrou nos boxes para trocar para pneus duros, caindo para a quinta posição atrás de Norris, Verstappen, Leclerc e Russell. 

Na volta 45, Norris havia ampliado sua vantagem para 12 segundos, enquanto Verstappen gerenciava a diferença para Leclerc, com Piastri tentando alcançar o piloto da Ferrari e Russell mantendo-se na quinta posição. Alguns segundos atrás, Perez estava ocupado defendendo sua posição contra Sainz, que tentava encontrar uma oportunidade para ultrapassar, olhando para todos os lados em busca de uma brecha.

Com uma diferença significativa sobre Hulkenberg, Hamilton e a Mercedes decidiram trocar para pneus macios faltando 22 voltas, dando ao heptacampeão mundial a chance de registrar a volta mais rápida e conquistar o ponto extra.

Com 10 voltas para o fim, Norris havia ampliado sua vantagem para mais de 15 segundos, enquanto Piastri começava a pressionar Leclerc pelo último lugar no pódio. Mais atrás, Gasly superou Hulkenberg para assumir a nona posição.

Hulkenberg continuou caindo, e Alonso também conseguiu ultrapassá-lo, garantindo a 10ª posição. 

Em uma tentativa bem-sucedida e nos 45 do segundo tempo afim de registrar a volta mais rápida, Lando Norris cruzou a linha de chegada com uma impressionante vantagem de 22,8 segundos sobre Max Verstappen. 

O piloto da Red Bull não conseguiu adicionar mais uma vitória em casa à sua sequência de triunfos de 2021, 2022 e 2023 para bater o recorde de Jim Clark. Charles Leclerc, por sua vez, defendeu-se brilhantemente de Piastri para garantir um lugar no pódio, o que era improvável, mas muito merecido.

Foto: Twitter F1

Sainz e Perez completaram a corrida em quinto e sexto lugares. Russell e Hamilton, terminaram logo atrás. Gasly e Alonso fecharam os dez primeiros, garantindo pontos para a Alpine e a Aston Martin.

Foi um final de semana memorável para Lando Norris e a McLaren, que garantiram que Max Verstappen não conquistasse sua vitória em casa. Com isso, Verstappen soma agora cinco corridas sem ver o hino holandês no lugar mais alto do pódio da Fórmula 1. O que antes era uma certeza, tornou-se uma raridade.

O campeonato de pilotos e construtores deixou de ser uma vitória garantida para se transformar em uma competição que pode se estender até a última corrida do ano.

A próxima corrida será na casa dos italianos, no icônico Autódromo Nacional de Monza. A maior torcida da Fórmula 1 está pronta para vibrar e se emocionar, fazendo do evento um espetáculo imperdível.