Rafa Câmara, brasileiro e pernambucano, conquistou a vitória na FRECA (Fórmula Regional Europeia) com maestria, demonstrando ser um grande talento para o futuro do automobilismo. Agora, como membro da academia de pilotos da Ferrari, ele foi confirmado como piloto da Trident na Fórmula 3.
Após conquistar o título da FRECA, Rafa Câmara foi confirmado para um teste na Fórmula 3 com a equipe Trident. O piloto brasileiro passará a competir pela mesma equipe que levou Gabriel Bortoleto ao título da F3 em 2023. Nascido em 5 de maio de 2005, em Recife, Câmara é destaque na academia de pilotos da Ferrari, sendo o piloto com mais vitórias no programa de desenvolvimento de Maranello, de acordo com a Forbes.
Câmara garantiu o título da FRECA com uma rodada de antecedência, após vencer em Barcelona no final de setembro. A vitória veio depois que Tuukka Taponen abandonou a corrida devido a uma colisão logo na primeira curva.
"Estamos entusiasmados em anunciar que Rafael se juntará à equipe para a temporada de 2025 da Fórmula 3. Seja bem-vindo ao time", divulgou a Trident em suas redes sociais.
Câmara, por sua vez, expressou sua felicidade com a oportunidade: "Estou muito feliz por me juntar à Trident. É uma equipe excelente, e é ótimo fazer parte dela. Mal posso esperar para começar a trabalhar com todos e ver o que podemos alcançar juntos."
O jovem piloto também comentou sobre suas expectativas: "As expectativas são altas, e acredito que no próximo ano nosso objetivo será lutar pelo campeonato. Sei que não será fácil e que teremos muito trabalho pela frente, pois não se trata apenas de um carro novo, mas também de uma equipe nova para mim, então tudo será uma novidade."
Giacomo Ricci, chefe da Trident, elogiou o talento de Câmara e comemorou a renovação da parceria com a Ferrari Driver Academy (FDA). "Estamos felizes em anunciar que Rafael Câmara fará parte da nossa equipe em 2025. Ele é um piloto talentoso, atual campeão da FRECA, e parte do Ferrari Driver Academy, algo que nos orgulha muito. Além disso, estamos empolgados em continuar nossa parceria com o programa FDA e seus pilotos."