google-site-verification: google02095b091fbef8f1.html FÓRMULA 1 NA BAND EM RISCO: TRANSMISSÕES PODEM MIGRAR PARA TV PAGA COM ALGUMAS CORRIDAS EM CANAL ABERTO

FÓRMULA 1 NA BAND EM RISCO: TRANSMISSÕES PODEM MIGRAR PARA TV PAGA COM ALGUMAS CORRIDAS EM CANAL ABERTO

O Grupo Globo pode voltar a transmitir a Fórmula 1, mas com algumas ressalvas. O canal aberto não seria a primeira opção para os fãs acompanharem as corridas, indicando que a emissora poderia priorizar outras plataformas, como canal pago ou streaming, para a transmissão da elite do automobilismo.

Foto: Band 

Hoje (30), o site F5 da Folha de São Paulo apurou que o Grupo Globo está em negociação com a Liberty Media para recuperar os direitos de transmissão da Fórmula 1. Atualmente, apenas Brasil e Austrália têm as corridas transmitidas em canal aberto.

A matéria diz: ''O F5 apurou que o projeto da Globo para o retorno da F-1 é uma exibição da temporada completa no SporTV, seu canal de televisão por assinatura, e no Globoplay, seu serviço de streaming.'' Eles ainda ressaltam "No entanto, a TV aberta não ficaria de fora. Algumas corridas emblemáticas, como o Grande Prêmio do Brasil e o GP de Mônaco, teriam transmissão no canal."

A Band não confirma oficialmente o fim das transmissões da Fórmula 1, afirmando que o contrato atual é válido até o final de 2025 e inclui a possibilidade de renovação. No entanto, segundo o jornalista Flávio Ricco, do Portal R7, há fortes indícios de que as transmissões da categoria pela emissora podem ser encerradas ao término desta temporada de 2024. 

Entre 1981 e 2020, a Rede Globo foi a responsável pela transmissão da Fórmula 1 no Brasil. Com o tempo, começaram a surgir reclamações por parte dos torcedores sobre o tratamento dado à categoria pela emissora. A Globo, conhecida como a "casa do futebol", frequentemente priorizava seus programas dominicais ou outras competições, o que resultava em cortes nas transmissões das corridas e na ausência de cobertura completa do pódio. Para assistir ao pódio em 2020, muitas vezes era necessário acessar o site da emissora, e em alguns casos, as corridas eram interrompidas pela programação principal. A Band, desde que assumiu as transmissões, tem transmitido o pódio, momentos antes da corrida e pós corrida. 

A Liberty Media vê com bons olhos o interesse da Globo em retomar a transmissão da Fórmula 1. No entanto, a emissora não pretende fazer grandes investimentos financeiros para garantir os direitos. Por outro lado, a Band está buscando equilibrar suas finanças para continuar com as transmissões.

Ainda segundo o site F5, uma casa de apostas adquiriu um patrocínio no valor de R$ 20 milhões, mas não efetuou o pagamento, o que resultou em um processo judicial.

Questionada por diversos veículos, a Band reafirma que possui contrato até 2025 para transmitir o campeonato de Fórmula 1. É importante destacar que o canal BandSports também transmite as categorias de base, como F2 e F3, que contam com pilotos brasileiros, além da F1 Academy, uma categoria inteiramente feminina. A classificação da Fórmula 1 é transmitida no canal aberto, com acesso gratuito pelo site da emissora.

As últimas notícias sugerem que o restante da temporada está em risco. Segundo o colunista Daniel Castro, do ‘Notícias da TV’, a crise interna se agravou, e uma rescisão de contrato pode acontecer a qualquer momento, seja nas próximas horas ou nos próximos dias.

Se essa rescisão for confirmada, o GP da Itália, realizado no domingo, 1º de setembro, pode ter sido a última transmissão da Fórmula 1 pela Band. Durante o fim de semana da corrida em Monza, surgiram vários rumores de que a Liberty Media estaria negociando com a Rede Globo, que estaria interessada em retomar as transmissões da categoria.

Até agora, a direção da emissora paulista não se pronunciou sobre o assunto.
_________________________________________________