google-site-verification: google02095b091fbef8f1.html GRANDE PRÊMIO DE LAS VEGAS: VERSTAPPEN SE SAGRA TETRACAMPEÃO E MERCEDES GANHA DESTAQUE COM 1-2 NO PÓDIO

GRANDE PRÊMIO DE LAS VEGAS: VERSTAPPEN SE SAGRA TETRACAMPEÃO E MERCEDES GANHA DESTAQUE COM 1-2 NO PÓDIO

Que corrida emocionante tivemos em Las Vegas! Max Verstappen se consagrou oficialmente tetracampeão mundial de Fórmula 1, garantindo o título ao cruzar a linha de chegada. No entanto, a noite também foi marcada pelo brilhantismo de George Russell e Lewis Hamilton, que entregaram uma verdadeira aula de pilotagem. Hamilton, em especial, foi um destaque absoluto, largando da 10ª posição e registrando impressionantes 11 voltas mais rápidas durante a corrida. 

Reprodução: Mercedes - AMG Petronas F1 Team 

Quando as luzes se apagaram, o pole position George Russell teve uma largada impecável, mantendo a liderança na entrada da primeira curva. Logo atrás, Charles Leclerc brilhou ao sair da quarta posição (P4) e avançar para segundo (P2), superando Pierre Gasly e Carlos Sainz em manobras decisivas nas curvas 1 e 2.

Logo atrás, Verstappen e Norris trouxeram animação para suas respectivas equipes, Red Bull e McLaren, ao disputarem roda a roda no primeiro setor, mantendo-se em P5 e P6, respectivamente. À frente deles, Tsunoda, Hulkenberg, Piastri e Hamilton protagonizavam suas próprias batalhas intensas, enquanto Lawson e Magnussen travavam uma disputa acirrada no meio do pelotão.

Na volta 4, Leclerc pressionava Russell intensamente, quase concretizando uma ultrapassagem na curva 14. Foi nesse momento que Verstappen fez uma manobra precisa sobre Gasly, assumindo a quarta posição. No início da volta 5, o piloto da Mercedes precisou adotar uma postura defensiva na curva 1 para segurar a Ferrari de Leclerc.

Enquanto isso, Alonso impressionava ao ganhar várias posições nas voltas iniciais, mas sua estratégia de parar cedo nos boxes para trocar os pneus macios acabou se mostrando arriscada. O prejuízo foi ainda maior para Piastri, que recebeu uma penalidade de cinco segundos por um posicionamento incorreto no grid de largada.

Após um início promissor, o ritmo de Leclerc começou a cair drasticamente, permitindo que Sainz e Verstappen o ultrapassassem com facilidade. Hamilton, por sua vez, avançava com maestria, conquistando a oitava posição ao superar Piastri, enquanto Norris assumia a quinta colocação ao passar por Gasly.

Com apenas 10 voltas completadas, Leclerc foi aos boxes para trocar seus desgastados pneus médios por compostos duros, sendo seguido por Norris. Na volta seguinte, Sainz, Gasly, Tsunoda e Piastri também realizaram suas paradas, deixando Russell e Verstappen isolados na liderança. Isso abriu caminho para que Hamilton, em ritmo avassalador, subisse para o terceiro lugar.

O desastre então atingiu Pierre Gasly, que lamentou pelo rádio com um grito de "sem potência", enquanto fumaça começava a sair da traseira de seu carro. Após um início promissor largando em P3, o piloto francês foi obrigado a retornar ao pit lane e estacionar ao lado da garagem da Alpine, encerrando sua corrida de forma precoce e representando um duro golpe para os esforços da equipe no campeonato de construtores.

Reprodução: F1

À medida que a corrida se aproximava da metade, Russell mantinha uma confortável vantagem de cerca de 10 segundos sobre Verstappen. Atrás deles, as Ferraris ocupavam posições intermediárias, enquanto Hamilton, em P5, mencionou pelo rádio: "Esses caras são rápidos nas retas". Norris seguia sólido na sexta posição, com Tsunoda, Piastri, Hulkenberg e um Albon em recuperação completando o grupo dos dez primeiros e segurando os pontos finais.

“Max, só não perca de vista nosso objetivo hoje”, alertou o engenheiro Gianpiero Lambiase em uma mensagem de rádio que soou como um lembrete estratégico tardio. Em resposta, Verstappen foi direto: “É, estou fazendo minha própria corrida”, deixando claro que estava focado em sua abordagem calculada, sem se envolver em disputas desnecessárias.

Após as primeiras trocas de pneus, a previsão do chefe da Mercedes, Toto Wolff, feita após a classificação, tornou-se realidade: Russell e Hamilton assumiram uma formação de dobradinha, seguidos por Verstappen, pelas Ferraris (com Leclerc retornando à frente de Sainz após uma parada posterior, mas sendo logo ultrapassado) e Norris.

Hamilton continuou em ritmo impressionante, tirando repetidamente décimos de segundo da vantagem de Russell, que foi forçado a aumentar seu ritmo em resposta. Enquanto isso, Verstappen começou a sentir a pressão das Ferraris, levando-o a questionar pelo rádio se a Red Bull queria que ele defendesse a posição.

Na outra Red Bull, Pérez protagonizou uma manobra ousada ao realizar uma ultrapassagem dupla sobre Magnussen e Lawson na curva 14, com os três pilotos evitando uma colisão por pouco. Logo depois, o mexicano também superou Ocon e se aproximou da zona de pontuação, onde Alonso ocupava a décima posição.

Verstappen, após receber a mensagem de rádio, adotou uma abordagem conservadora enquanto Sainz e Leclerc se aproximavam rapidamente. Sainz encontrou espaço para ultrapassá-lo, e, na volta 47, Leclerc conseguiu finalmente superá-lo após várias tentativas persistentes.

Enquanto isso, Russell recebeu novas instruções do engenheiro para gerenciar a pressão vinda de Hamilton, que continuava rápido, reduzindo a diferença para cerca de cinco segundos. No entanto, o jovem britânico manteve a calma, estabilizou o ritmo e, no final, completou o trabalho, conquistando mais uma vitória na temporada após seu triunfo na Áustria.

E não deu outra: George Russell venceu de ponta a ponta a corrida de Las Vegas, seguido pelo companheiro de equipe Lewis Hamilton, que brilhou ao registrar 12 voltas mais rápidas e foi eleito o "Piloto do Dia". Carlos Sainz completou o pódio em terceiro lugar, após batalhas intensas, tanto contra seu companheiro de equipe quanto contra as estratégias da Ferrari.

Embora Max Verstappen não tenha subido ao pódio, sua performance sólida garantiu o tetracampeonato mundial, um marco que o coloca ao lado de lendas como Sebastian Vettel e Alain Prost na história da Fórmula 1.

Reprodução:  Fórmula 1 

A Fórmula 1 agora segue para sua penúltima etapa no Catar, antes de encerrar a temporada em Abu Dhabi, com o Mundial de Construtores ainda em aberto. Parabenizamos mais uma vez Max Verstappen por seu tetracampeonato. Em um momento de camaradagem, o holandês deixou palavras de encorajamento para Lando Norris: "Sua hora ainda vai chegar...". Que venham as próximas emoções!
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