Uau, uma corrida em casa é sempre histórica e memorável, mas este ano tivemos uma vitória ainda mais especial: Max Verstappen triunfou sob a chuva. Além disso, tivemos a incrível surpresa de um duplo pódio da equipe Alpine, com Pierre Gasly e Esteban Ocon.
O caos começou antes mesmo da corrida iniciar, quando Lance Stroll rodou durante a volta de formação, causando confusão sobre o procedimento de largada abortado. O pole position, Lando Norris, liderou vários carros que seguiram adiante, enquanto outros permaneceram no grid. Como resultado, Norris, George Russell, Yuki Tsunoda e Liam Lawson foram investigados após a corrida por uma possível infração no procedimento de largada.
Assim que o Grande Prêmio do Brasil começou, George Russell teve uma largada forte e assumiu a liderança de Lando Norris, enquanto Max Verstappen rapidamente avançava pelo pelotão nos minutos iniciais da corrida.
Mais atrás, Verstappen e Hamilton começaram a ganhar posições e logo os antigos rivais pelo título estavam disputando o 10º lugar. O holandês parecia ter muito mais confiança ao ultrapassar Hamilton na Curva 1. Por outro lado, seu companheiro de equipe na Red Bull, Pérez, não teve a mesma sorte, sofrendo um giro que o fez cair para o fundo do grid.
À medida que a volta 4 avançava, com Norris se aproximando de Russell após registrar a volta mais rápida, a chuva parecia intensificar-se. No entanto, as condições adversas não afetaram a velocidade de Verstappen, que superou Gasly, conquistando o nono lugar, antes de ultrapassar Alonso e assumir a oitava posição.
Na volta 25, a Ferrari foi a primeira a fazer uma estratégia de pit stop, com Leclerc parando para trocar por um novo conjunto de pneus intermediários. O monegasco retornou à pista em 13º lugar. Mas quem viria em seguida? Norris parecia interessado em realizar a parada, discutindo a possibilidade com seu engenheiro. Enquanto isso, os comissários confirmaram que a Mercedes estava sob investigação por uma violação da pressão dos pneus no grid.
As condições ainda estavam molhadas quando a corrida foi retomada às 14h02, horário local, com o Safety Car liderando o grupo por uma volta antes de Ocon assumir a liderança, mantendo Verstappen atrás de si. Atrás deles, Norris saiu da pista na curva 4, permitindo que Russell o ultrapassasse e assumisse o quarto lugar. Hamilton também avançou, superando Alonso e garantindo o nono lugar, enquanto Leclerc teve um momento difícil, correndo entre Norris e Piastri.
O Safety Car voltou à pista na volta 40, após Sainz bater nas barreiras, marcando mais um dia difícil para o espanhol, que já havia enfrentado problemas na largada. "Tudo pode acontecer", lembrou Verstappen, enquanto seu engenheiro de corrida, Gianpiero Lambiase, observava os 15 carros restantes circularem – uma mensagem apropriada, já que mais chuva era esperada.
Quando o Safety Car entrou na volta 43, Verstappen rapidamente tomou a liderança de Ocon, enquanto Norris teve uma reinicialização desastrosa, caindo para a sétima posição após uma saída larga. Leclerc, por sua vez, subiu para o quarto lugar, superando Russell e Piastri, enquanto Alonso caiu para o final da fila após perder o controle e sair da pista.
Na volta 46, a McLaren decidiu trocar seus pilotos, com Piastri permitindo que Norris o ultrapassasse, subindo para a sexta posição enquanto focava em alcançar Leclerc, que estava em quinto. No entanto, Leclerc foi notado por retornar à pista de forma insegura após uma saída, o que possibilitou que Russell o ultrapassasse e garantisse o quarto lugar.
Bandeiras amarelas duplas apareceram brevemente na volta 52, após uma derrapagem de Piastri. O australiano enfrentou mais dificuldades quando Tsunoda se aproximou dele em uma batalha pelo sétimo lugar, mas a McLaren conseguiu se defender do RB. Enquanto isso, Verstappen já estava quase sete segundos à frente de Ocon na liderança.
À medida que a corrida se aproximava de suas últimas voltas, Verstappen liderava com uma vantagem de 15 segundos sobre Ocon, enquanto Russell estava a apenas um segundo de Gasly. O piloto da Mercedes poderia representar uma ameaça às chances de pódio duplo da Alpine. Hamilton, por sua vez, se esforçava para manter a oitava posição diante de Lawson, com Pérez também pressionando ambos.
Quando a bandeira quadriculada finalmente caiu, todos os olhares se voltaram para Verstappen, que cruzou a linha de chegada para conquistar sua primeira vitória desde o Grande Prêmio da Espanha, em junho, ampliando sua liderança no campeonato para 52 pontos. Ocon cruzou a linha 19 segundos depois, garantindo o segundo lugar, enquanto Gasly conseguiu segurar Russell para assegurar o terceiro e proporcionar à Alpine um resultado extraordinário de pódio duplo.
Russell finalizou a corrida em quarto, seguido por Leclerc e Norris em quinto e sexto, respectivamente. Piastri, que inicialmente havia terminado em sétimo, acabou caindo para a oitava posição devido a uma penalidade de 10 segundos por sua colisão com Lawson.
Com isso, Max Verstappen já é matematicamente campeão do mundo, e essa conquista pode ser oficialmente celebrada no próximo Grande Prêmio em Las Vegas.
A Alpine teve uma performance excepcional, com Esteban Ocon e Pierre Gasly transformando-se de rivais a melhores amigos em apenas um final de semana.
A próxima corrida acontece em Las Vegas, então preparem-se para colocar o sono em dia nos próximos dias e se desregular daqui a duas semanas!
__________________________________________________________________________________