Às 4h da manhã (horário de Brasília), os fãs da Fórmula 1 finalmente tiveram um primeiro gostinho da temporada 2025. Um momento esperado para rever os carros em ação, acompanhar os pilotos e sentir novamente a adrenalina única do paddock.
Com um carro por equipe e o dia dividido em duas sessões, apenas metade do grid participou da atividade matutina desta quarta-feira. Entre os novatos, Kimi Antonelli foi o primeiro a acelerar, levando seu Mercedes à pista às 10h (horário local), equipado com grandes dispositivos aerodinâmicos de medição.
Jack Doohan (Alpine) e Ollie Bearman (Haas), que tiveram participações esporádicas na última temporada, também marcaram presença, enquanto Liam Lawson completou suas primeiras voltas oficiais como piloto titular da Red Bull.
Ao longo da manhã, os pilotos testaram diferentes compostos de pneus e cargas de combustível. No final, Antonelli cravou a melhor marca, 1m31s428, com pneus médios. Lawson, guiando o recém-lançado RB21, ficou pouco mais de um décimo atrás, apesar de um leve susto na curva 2. Alex Albon posicionou a Williams em terceiro, seguido por Yuki Tsunoda, da Racing Bulls.
A grande expectativa do dia foi a estreia oficial de Lewis Hamilton pela Ferrari. O britânico chamou atenção no paddock ao circular com o uniforme da Scuderia antes de entrar na pista com o SF-25. No cronômetro, seu tempo ficou cerca de quatro décimos atrás de Antonelli, o piloto que assumiu seu lugar na Mercedes.
Todas as 10 equipes desembarcaram no deserto de Sakhir para três dias de testes, visando a preparação para o Grande Prêmio da Austrália, que abrirá a temporada. O foco principal é coletar dados valiosos sobre os novos carros.
Após atuar como substituto na última etapa de 2024, Doohan agora inicia sua trajetória como piloto titular da Alpine, finalizando a sessão na sexta posição, logo à frente de Fernando Alonso, bicampeão da Aston Martin.
Alonso e Nico Hulkenberg (Kick Sauber) foram os únicos pilotos a não completar uma simulação de corrida pela manhã, encerrando a sessão com 57 voltas cada.
As equipes terão uma hora de intervalo para o almoço antes do início da sessão vespertina, programada para as 09h (horário local), com trocas de pilotos acontecendo no pit lane.