google-site-verification: google02095b091fbef8f1.html F1: NORRIS VENCE NA ÁUSTRIA APÓS DUELO ELETRIZANTE COM PIASTRI — E VERSTAPPEN FORA LOGO NA LARGADA

F1: NORRIS VENCE NA ÁUSTRIA APÓS DUELO ELETRIZANTE COM PIASTRI — E VERSTAPPEN FORA LOGO NA LARGADA

O domingo foi de redenção para Lando Norris. Depois de semanas intensas no campeonato, o britânico brilhou de novo no topo do pódio ao vencer o GP da Áustria. A vitória veio suada, em um embate direto com Oscar Piastri, seu companheiro de McLaren — que não deu trégua. Já Max Verstappen? Viu a corrida terminar antes mesmo de começar, envolvido em um incidente na curva 3 da primeira volta.

Norris vence na Áustria após duelo com Piastri; Verstappen fora na primeira volta

Norris largou da pole e manteve a ponta após a Curva 1. Mas o sossego durou pouco. Piastri chegou colado e não poupou ataques. Chegou até a ultrapassar, mas a liderança mudou de mãos logo em seguida. Foi só o começo de um duelo de tirar o fôlego.

No trecho mais tenso da corrida, Piastri quase acertou a traseira de Norris na Curva 4. O australiano ainda tentou forçar um ritmo mais forte com seus pneus médios, tentando abrir uma vantagem estratégica. A pressão era intensa — mas Lando aguentou. Passo a passo, curva a curva, manteve a liderança até a bandeirada, somando sua terceira vitória na temporada e a primeira desde Mônaco.

Resultado final do GP da Áustria:
🏁 Lando Norris — 1:23:47.693 (25 pontos)
🥈 Oscar Piastri — +2.695s (18 pontos)
🥉 Charles Leclerc — +19.820s (15 pontos)
Lewis Hamilton — +29.020s
George Russell — +1:02.396

Sem o chefe Fred Vasseur nos boxes — que teve de voltar para casa por motivos pessoais —, a Ferrari fez um trabalho sólido e discreto. Leclerc voltou ao pódio e Hamilton, guiando a Ferrari pela segunda vez no ano, terminou em quarto.

A Mercedes teve um dia agridoce. Russell pontuou em quinto, mas o novato Kimi Antonelli não foi tão longe: logo na primeira volta, perdeu o controle na frenagem e acertou Max Verstappen em cheio. Fim de prova para os dois. A FIA não perdoou: Antonelli largará três posições atrás no próximo GP.

Mais atrás, Liam Lawson fez valer sua boa posição no grid e cruzou em sexto. Alonso e o estreante Bortoleto travaram uma batalha intensa nos últimos giros, e o brasileiro da Kick Sauber marcou seus primeiros pontos na F1, finalizando em oitavo.

Nico Hulkenberg também brilhou com uma impressionante escalada do fundo do grid até a zona de pontuação — terminando em nono. Esteban Ocon completou o top 10.

Um domingo de ação no Red Bull Ring
O GP da Áustria começou antes mesmo da largada oficial: Carlos Sainz, largando de 19º, ficou parado no grid com o câmbio preso em primeira marcha. Até conseguiu sair, mas o carro da Williams apresentou superaquecimento e ele não largou.

Na relargada, Norris manteve a ponta, Piastri passou Leclerc por fora e Russell duelou com as Ferraris. Mas tudo virou de cabeça pra baixo quando Antonelli perdeu o carro e acertou Verstappen na Curva 3. Ambos pararam ali mesmo. O Safety Car entrou em ação.

Com a corrida retomada, os duelos se multiplicaram. Piastri e Norris se estudavam como em um jogo de xadrez em alta velocidade. Na volta 11, Piastri conseguiu a ultrapassagem na Curva 3, mas um pequeno erro na sequência permitiu o troco imediato de Norris.

As paradas começaram a embaralhar tudo. Norris foi o primeiro dos líderes a trocar pneus, Piastri ficou mais tempo na pista e voltou cerca de 5 segundos atrás. Mesmo assim, vinha mais rápido, especialmente nas curvas de alta.

Curvas, erros e estratégias
A diferença entre os dois caiu para menos de 3 segundos. Piastri forçava. Norris resistia. Uma saída de pista do australiano deu um respiro ao líder — e o tráfego também atrapalhou.
Na parte final da corrida, os dois fizeram suas últimas paradas e voltaram em posições inalteradas. Mas Piastri encontrou um obstáculo improvável: Franco Colapinto, com uma volta atrás, o fechou de maneira perigosa e o empurrou para a grama. A FIA aplicou uma punição de 5 segundos ao argentino, que já vinha sofrendo com o carro da Alpine.

No pelotão intermediário, Hamilton passou Alonso e Lawson para garantir o quarto lugar. Já Yuki Tsunoda rodou Colapinto em outro lance infeliz e levou 10 segundos de punição.

Final de tirar o fôlego
A corrida terminou com Norris abrindo vantagem suficiente para controlar a liderança, mesmo com o tráfego. Atrás, Piastri teve que se contentar com o segundo lugar, e Leclerc voltou ao pódio.

Lawson, Alonso e Bortoleto travaram duelos intensos até o fim, com o brasileiro garantindo o oitavo lugar e seus primeiros pontos na F1 — um marco para ele e para a Sauber, que ainda pontuou com Hulkenberg.

Ocon fechou o top 10. Fora dos pontos, vieram Bearman, Hadjar, Gasly e Stroll. Tsunoda e Colapinto cruzaram em penúltimo e último, ambos penalizados. Já Verstappen e Antonelli assistiram a tudo dos boxes.